| | | | | |
Busca:

Segunda, 31 de Agosto de 2015 — Olá visitante, seja Bem Vindo

 
Página Inicial
Seminários SOBRAFO 2013 Seminários SOBRAFO 2013 Congresso SOBRAFO 2014

Unidade e integralidade dos Serviços Farmacêuticos nos Hospitais Universitários Brasileiros foi tema de reunião em Brasília
A SOBRAFO estava lá:

Preocupados com a assistência, ensino e pesquisa de farmácia hospitalar nos hospitais universitários federais, grupos de trabalho em Farmácia Hospitalar do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Farmácia se reuniram com representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no último dia 18 de julho de 2013 em Brasília. O principal ponto de debate foi o organograma proposta pela EBSERH aos Hospitais Universitários, foco de sua atuação.

Leia mais clicando aqui.

A SOBRAFO trabalha pela integralidade dos Serviços de Farmácia Hospitalar.

A partir da criação da EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, cuja missão é a estruturação dos Hospitais Universitários no Brasil, a SOBRAFO tomou conhecimento do organograma proposto que contraria as melhores práticas observadas internacionalmente onde todo o fluxo do medicamento deve estar sob responsabilidade do profissional farmacêutico, desde a sua seleção, aquisição, estocagem, dispensação e acompanhamento clínico.
Com assento nos Grupos Técnicos de Farmácia Hospitalar do CFF e DAF-MS a SOBRAFO, representada por sua Presidente Iara Aydos, participou ativamente na busca da sensibilização desta nova Empresa, culminando com o compromisso do Presidente Dr José Rubens Rebelatto na formação de um grupo de trabalho que revise o organograma e redefina a posição da Farmácia Hospitalar de forma integrada e sob um único comando dentro dos Hospitaias Universitários.
Estamos confiantes no resultado de todas as ações empreendidas e certos de ter contribuido para o aperfeiçoamento dos serviços farmacêuticos visando a valorização do profissional e a segurança dos pacientes.
13/11/2013


Saiba mais sobre esse assunto:



Notícias

da esquerda para direita: Adam Macedo Adami, Josué Schostack (coordenador do GTFH), Teófila Margarida Monteiro Silva, José Ferreira Marcos, Maria José Sartório, Iara Aydos (diretora de assuntos regionais da SOBRAFO) e Mario Jorge Sobreira

TITULAÇÃO MÍNIMA PARA ATUAR NA ONCOLOGIA

No dia 13 de Agosto de 2015 o Presidente da SOBRAFO, Mario Jorge Sobreira da Silva, e o Secretário Geral do CRF/MS, Adam Macedo Adami, se reuniram em Brasília com o Grupo de Trabalho de Farmácia Hospitalar (GTFH) do Conselho Federal de Farmácia (CFF) para elaborar uma proposta de minuta de resolução com ementa intitulada "Titulação mínima ao exercício profissional do farmacêutico em oncologia". A proposta é uma resposta da sociedade e do CRF/MS aos fatos veiculados sobre falhas nos processos de trabalhos farmacêuticos que resultaram em danos graves aos pacientes.

De acordo com a minuta proposta, o profissional deverá comprovar qualificação mínima para que possa ser considerado habilitado para atuar em oncologia. A proposta seguirá para apreciação do Presidente do CFF, Walter Jorge João, e se aprovada será encaminhada para votação em plenária pelos conselheiros federais. Em caso de votação majoritária, a minuta será encaminhada para consulta pública, antes de ser publicada.

Se aprovada a resolução trará ganhos para os profissionais farmacêuticos que atuam ou que desejam atuar em oncologia, pois trará maior reconhecimento do profissional farmacêutico especializado em oncologia. Consequentemente beneficiará os pacientes, oferecendo mais segurança durante o tratamento do câncer ao exigir a presença de profissionais habilitados nos serviços de oncologia.



Josué Schostack (coordenador do grupo), Iara Aydos, José Ferreira Marcos,
Maria José Sartório, Teófila Monteiro, Luis Fernando Mendonça
Iara Aydos e Walter Jorge João
(presidente do CFF)

INSALUBRIDADE

SOBRAFO inicia debate com CFF para possibilitar obrigatoriedade do adicional de insalubridade aos farmacêuticos que atuam na oncologia.

A diretora de assuntos regionais, Iara Aydos, representa a sociedade no grupo de trabalho em farmácia hospitalar(GTFH) e apresenta a eles temas de interesse dos farmacêuticos que atuam em oncologia, todos sempre apoiados pelo atual presidente, Walter Jorge João.

Recentemente o GTFH iniciou a discussão sobre o adicional de insalubridade, o que resultou na elaboração de uma pesquisa a nível nacional e um conjunto de informações técnicas sobre o tema para embasar o pleito junto ao Ministério do Trabalho. Após a revisão do departamento jurídico do CFF espera-se que o mesmo seja encaminhado ao MT.

Na legislação atual não está previsto adicional de insalubridade ao trabalhador que exerce atividade de manipulação de citotóxicos, ficando a cargo do médico do trabalho ou engenheiro de segurança recomendar ou não o pagamento do mesmo.

A SOBRAFO acompanhará esse processo e manterá a todos informados.


Reunião com representantes do CRF do Mato Grosso do Sul

Mario Jorge (presidente da SOBRAFO) e Iara Aydos (diretora de assuntos regionais) estiveram em reunião com Adam Macedo Adami (secretário geral do CRF/MS) e Osney Okumoto (vice-presidente do CRF/MS) para debater sobre a qualificação dos profissionais que atuam na oncologia. Os representantes do CRF relatam uma deficiência regional que tem resultado em falhas em processos nos serviços. Na tentativa de sanar essa deficiência defendem a obrigatoriedade de uma titulação mínima para ingressar na área da oncologia.

A proposta será encaminhada ao GTFH do CFF e demais comissões assessoras para dar andamento à solicitação.

A SOBRAFO se posiciona a favor da titulação mínima pois o âmbito da oncologia é complexo, a graduação é insuficiente na formação do profissional para atuar nessa área, qualquer erro pode ser letal ao paciente.




Clique Aqui


ACESSE O BULÁRIO ELETRÔNICO ANVISA


ACESSE AS AULAS DOS EVENTOS DA SOBRAFO NA CENTRAL DO ASSOCIADO
clique aqui!

 

Publicações
da SOBRAFO

Guia para Notificação de Reações Adversas em Oncologia
Clique na imagem acima
SOBRAFO News
Ed. Nov-Dez/2014 - ano IV nº 06
Clique na imagem acima

Patrocinadores

Apoios Sociais
© 2015 - SOBRAFO - Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia - Todos os direitos reservados
Rua Amaral Gurgel, 447 - Sobreloja 1 - Vila Buarque - São Paulo / SP - CEP 01221-001 - Fone: 11 3214-2029 — Desenvolvido e Mantido por LAB Graphic